Ao contrário do que ocorre em Natal, onde a UFRN não tem condições de
oferecer novas vagas no curso de Medicina, o cenário no interior do
Estado se apresenta como favorável ao ensino. Até 2017, serão 160 novas
vagas. Somente no próximo ano, a própria UFRN leva o curso para outro
município e abre 40 vagas em Caicó. As demais vagas serão ofertadas pela
Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) nos municípios de Assu
e Mossoró. Além destas, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
(Uern) pretende abrir 14 novas vagas, passando das atuais 26, para 40
vagas, também em Mossoró.
A nova graduação da UFRN é uma proposta multicampi. As atividades serão desenvolvidas no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), que tem campi nos municípios de Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz. O professor George Dantas é o coordenador do curso que começa a ser oferecido no segundo semestre de 2014. Ele conta que a discussão sobre a interiorização do curso de Medicina começou no ano passado. “Conversamos com as prefeituras e entidades ligadas ao setor como o Cremern [Conselho Regional de Medicina]”, aponta.
A nova graduação da UFRN é uma proposta multicampi. As atividades serão desenvolvidas no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), que tem campi nos municípios de Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz. O professor George Dantas é o coordenador do curso que começa a ser oferecido no segundo semestre de 2014. Ele conta que a discussão sobre a interiorização do curso de Medicina começou no ano passado. “Conversamos com as prefeituras e entidades ligadas ao setor como o Cremern [Conselho Regional de Medicina]”, aponta.
O curso de Medicina no Seridó terá um diferencial. A UFRN optou por um
método de ensino inovador. O conteúdo do curso será o mesmo, mas a forma
de ensino distingue da tradicionalidade. Trata-se do método que, em
inglês, é denominado Problem Based Learning (PBL), que significa
aprendizado baseado nos problemas. “Optamos pelo modelo mais avançado
baseado na resolução de problemas. Os conteúdos serão estudados na
sequência que os problemas forem apresentados”, explica Dantas.
Outro diferencial é a disposição do corpo discente. Os 40 alunos serão divididos em cinco turmas com oito estudantes. Cada turma será acompanhada por um professor que terá mais facilidade de detectar possíveis dificuldades. Em cada semestre, haverá uma programação de casos a serem estudados por cada turma. “O método é usado nos Estados Unidos, Holanda, Canadá e em algumas escolas no Brasil”, lembra George Dantas.
Por ser uma novidade, os professores serão preparados especialmente para esse tipo de aprendizado. A professora Elaine Bezerra destaca que o método não é melhor nem pior que o empregado em Natal. “O conteúdo é o mesmo. É a mesma Medicina. Não existe método melhor ou pior. Em Natal, mesmo com o método tradicional, usamos novas técnicas. O mesmo vai acontecer em Caicó. Será um método novo, mas haverá técnicas que usamos aqui”, coloca.
Para este ano, serão destinados mais de R$ 27 milhões entre obras, equipamentos, recursos humanos e custeio do curso. A expectativa é abrir concurso com 42 vagas de professores.
Outro diferencial é a disposição do corpo discente. Os 40 alunos serão divididos em cinco turmas com oito estudantes. Cada turma será acompanhada por um professor que terá mais facilidade de detectar possíveis dificuldades. Em cada semestre, haverá uma programação de casos a serem estudados por cada turma. “O método é usado nos Estados Unidos, Holanda, Canadá e em algumas escolas no Brasil”, lembra George Dantas.
Por ser uma novidade, os professores serão preparados especialmente para esse tipo de aprendizado. A professora Elaine Bezerra destaca que o método não é melhor nem pior que o empregado em Natal. “O conteúdo é o mesmo. É a mesma Medicina. Não existe método melhor ou pior. Em Natal, mesmo com o método tradicional, usamos novas técnicas. O mesmo vai acontecer em Caicó. Será um método novo, mas haverá técnicas que usamos aqui”, coloca.
Para este ano, serão destinados mais de R$ 27 milhões entre obras, equipamentos, recursos humanos e custeio do curso. A expectativa é abrir concurso com 42 vagas de professores.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário