O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcança-lo. (Thomas Fuller)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

CIENTEC 2013 supera expectativa de público com 120 mil visitantes

A XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerrou as atividades desta edição com 120 mil visitantes e reforçando cada vez mais seu papel de levar ciência e cultura à sociedade potiguar, além de estreitar as relações interinstitucionais.

Para a pró-reitora adjunta de Extensão da UFRN, professora Conceição Fraga, “a CIENTEC faz parte hoje da agenda cultural do Rio Grande do Norte e da cidade do Natal e não está mais sobre o controle apenas da UFRN”, conta também com a participação de órgãos externos, como o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros, o SEBRAE, o SENAI, além dos estandes das escolas estaduais e municipais.

“A UFRN está cada vez mais procurada por órgãos públicos e privados. Essas participações fazem cumprir o nosso plano de desenvolvimento, que envolve parcerias interinstitucionais e o estreitamento da relação entre a Universidade e a sociedade”, explica a professora.

Ainda de acordo com Conceição Fraga, o apoio de 170 alunos voluntários da UFRN foi fundamental para que a feira fosse realizada com sucesso. “É gratificante ver o número de estudantes envolvidos. Os professores coordenam, mas os alunos fazem a CIENTEC acontecer”.

A “Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura”, de 2013, contou com 200 estandes da UFRN, além dos espaços para os órgãos parceiros; 1.200 banners; 71 oficinas e minicursos; 55 palestras e mesas-redondas; e 300 trabalhos apresentados, sendo 190 somente da Instituição.

Inovações

Sobre as novidades desta edição da CIENTEC, a pró-reitora considerou que “ter uma feira com o tema ‘Educação e Esporte’ proporcionou uma maior participação da área esportiva da UFRN”. A professora destacou ainda a criação da “Vila da Cultura”, que em sua opinião, deu mais visibilidade aos projetos artísticos iniciantes, já que o palco principal está mais voltado para as atrações mais conhecidas.

“O êxito da CIENTEC está nas ações interativas. As pessoas não só visitam como também participam mais. Um exemplo são os estandes da área tecnológica, que atraem bastante a atenção dos estudantes do ensino médio, e a fazendinha, que as crianças adoram”, ressalta Conceição Fraga.

Outro destaque do evento foi o encontro dos ex-trilheiros, pessoas que participaram do programa de extensão Trilhas Potiguares, o qual é desenvolvido há quase 20 anos. “Com essa oportunidade, colhemos o depoimento de pessoas que participaram da primeira edição do Trilhas, inclusive de um estudante que hoje é professor do curso de Medicina da UFRN”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário