Rio de Janeiro – Até 30 de novembro, estão abertas as inscrições
para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do
Ensino Médio (Papmem), do Instituto Nacional de Matemática Pura e
Aplicada (Impa). O objetivo do curso é aprimorar o ensino de matemática
nas escolas brasileiras.
O treinamento é semestral e ocorre sempre nas férias escolares, com
aulas presenciais no Rio de Janeiro e via internet em todos os estados.
Segundo a coordenadora administrativa do programa, Maria Celano Maia, os
cursos - que começaram a ser ministrados em 1990 -vão oferecer 5 mil
vagas para o próximo módulo.
Maria diz que a deficiência no ensino de matemática é tão grave no
país que afeta os cursos universitários, já que, segundo ela, a maioria
dos professores que participam do curso no Impa não sabe a matéria que
vai ensinar. “O que esse curso faz é rever os conteúdos do ensino médio.
A gente propõe problemas para os professores reverem e treinarem esses
assuntos. A gente vê que eles têm bastante deficiência nesses assuntos”.
De acordo com ela, a procura pelo curso vem mais de professores do
interior dos estados. O curso é gratuito e o Impa oferece ajuda de custo
para transporte e alimentação, além do material didático. As aulas
também podem ser acompanhadas pela internet e os cursos anteriores estão
disponíveis na página do instituto (http://video.impa.br/). Podem participar professores de matemática do ensino médio e formandos do curso de licenciatura em matemática.
De acordo com a publicação Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013, do movimento Todos pela Educação, a principal deficiência no ensino brasileiro é justamente a matemática no ensino médio.
Segundo os dados da Prova ABC de 2011, último dado disponível, que avalia os conhecimentos das crianças de 8 anos, 42,8%
dos estudantes atingiram o conhecimento esperado em matemática,
variando de 28,3% na Região Norte a 55,7% na Região Sul. Na comparação
entre as redes de ensino, 32,6% dos estudantes de escolas públicas
demostraram o conhecimento esperado, enquanto entre os de escolas
particulares a proporção ficou em 74,3%.
Na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Ministério da Educação,
14,4% dos alunos tinham o conhecimento esperado para o 5º ano do ensino
fundamental em 1999, número que passou para 36,3% em 2011, superando a
meta de 35,4%. No 9º ano do ensino fundamental, o índice passou de 13,2%
para 16,9%, além da meta de 25,4%. No 3º ano do ensino médio, no
entanto, o percentual de estudantes com a aprendizagem esperada em
matemática caiu de 11,9% em 1999 para 10,3% em 2011, abaixo da meta de
19,6%.
Maria destaca que muitos conteúdos ensinados estão distantes da
realidade dos estudantes. “Seria bom se mudasse mesmo. A gente também
procura ressaltar esse aspecto da praticidade, do uso da matemática nas
coisas cotidianas. Hoje em dia, o ensino médio está voltado,
praticamente, apenas para o Enem e para o vestibular, não é?”.
O curso do Impa será ministrado entre os dias 13 e 17 de janeiro.
Foram oferecidas 150 vagas para professores no estado do Rio de Janeiro e
entre 40 e 100 vagas para os centros multiplicadores nas universidades
de todos os estados, que transmitem as aulas ao vivo, via internet. As inscrições podem ser feitas pela internet, em página do Impa.
Fonte: Agência Brasil
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