Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade
quanto à metodologia de cálculo das proficiências no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame. A
iniciativa foi lançada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante,
nesta segunda-feira, 25, em coletiva de imprensa, na sede do Ministério
da Educação, em Brasília.
Por meio do sistema online, os interessados poderão acessar itens das
provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a
variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de
proficiência. “O estudante terá acesso à descrição dos itens e saberá
quais competências precisa melhorar”, destacou o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante.
Além disso, os participantes do teste podem visualizar as habilidades
que provavelmente já desenvolveram. O mapa de itens associa cada
questão a um ponto da escala de proficiência, que varia de 0 a 1000
pontos.
Assim, o estudante poderá verificar o grau de dificuldade em que um
determinado item se encontra. Os participantes com proficiência acima
dessa posição possuem maior probabilidade de respondê-lo corretamente.
Aqueles com desempenho abaixo dessa posição têm menor probabilidade de
respondê-lo corretamente.
Os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma comissão de
especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor
representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame.
“Este sistema permite uma visão pedagógica aos estudantes quanto às
competências e habilidades que já adquiriram”, explicou o presidente do
Inep, Luiz Cláudio Costa.
Escolas – Durante a coletiva também foi anunciado
que a partir desta segunda-feira, 25, estará disponível no portal do
Inep, para consulta online, o sistema de notas do Enem por Escola 2012.
“Por meio deste sistema, a escola terá uma análise das notas para
realizar intervenções. O nosso objetivo é pedagógico”, ressaltou o
ministro.
Proficiência – Desde 2009, a proficiência dos
participantes do Enem é estimada por meio da Teoria de Resposta ao Item
(TRI). Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos
participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes
edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das
quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala
própria.
Enem – Criado em 1998, o exame é uma das principais
portas de entrada em ações e programas do governo federal para acesso ao
ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção
Unificada (Sisu). Na edição de 2013 do Enem participaram mais de 5
milhões de pessoas, quantitativo 20% superior ao de 2012.
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