O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcança-lo. (Thomas Fuller)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SENAI-RN fecha 2013 com cerca de 60 mil matrículas, 23 mil só em EaD

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ainda está computando o número de matrículas realizadas no ano passado, em todo o Brasil, mas o Departamento Regional do SENAI-RN já comemora as metas cumpridas. De acordo com o diretor regional Afonso Avelino Neto, em 2013, o Rio Grande do Norte registrou cerca de 60 mil matrículas nas diversas modalidades de ensino, sendo 23 mil só na educação a distância (EaD), o que representa 38,3% do total.  
 
O SENAI oferece mais de 300 opções de cursos a distância em mais de 20 áreas tecnológicas, divididos em cinco categorias com carga horária e conteúdos diferenciados: iniciação profissional; qualificação profissional; aperfeiçoamento profissional; habilitação profissional; e pós-graduação lato sensu.  “A maioria das matrículas em EaD do SENAI-RN ocorre nos cursos de Competências Transversais, cada um com 14 horas-aula”, explica Afonso Avelino.

São seis cursos gratuitos sobre temas transversais: educação ambiental; empreendedorismo; Legislação Trabalhista; Segurança no Trabalho; TI e Comunicação; Propriedade Intelectual. Eles desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. As matrículas estão abertas no http://ead.rn.senai.br/competencias.

Na educação a distância, o SENAI-RN disponibiliza ainda:

Cursos de Aperfeiçoamento: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos; Medição Anemométrica para Energia Eólica; Normalização e Desempenho de Aerogeradores; Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos; Tecnologia da Carne e Derivados; Tecnologia em Geração Eólica.

Cursos de Qualificação: Mecânico de Manutenção em Transmissão Manual; Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva; Operador de Computador; Instalador e Reparador de Redes de Computadores.

Cursos Técnicos: Técnico de Mecânica; Técnico em Automação Industrial; Técnico Segurança do Trabalho.

Cursos de Especialização: Especialização em Energia Eólica.

“Temos cursos de maior ou menor duração, totalmente online ou em parte presencial. É interessante começar pelas Competências Transversais e depois avançar para as outras modalidades a distância disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial”, conclui o diretor regional do SENAI-RN, informando que a expectativa é de crescimento para a EaD nos próximos anos, com pelo menos 30 mil matrículas já em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário