O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcança-lo. (Thomas Fuller)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Alunos do Senac têm formatura com Dilma Rousseff

Estudantes do Senac formados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberão certificados, amanhã (2), com presenças da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ao todo, 1.500 alunos da instituição estarão capacitados para atuar no mercado de trabalho em áreas como informática, comércio, gestão e gastronomia. O evento será realizado no novo campus do IFRN, em Ceará-Mirim.

Outros 2.500 estudantes qualificados pelo Pronatec na rede federal de ensino (IFRN e UFRN) e nas demais entidades de educação profissional do Sistema "S" (Senai, Senat e Senar) também participarão da formatura. A última cidade a receber Dilma Rousseff para evento semelhante foi Uberlândia (MG), no dia 13 de setembro, quando a presidente anunciou que o Programa se tornaria permanente (foto).

Segundo o presidente do Conselho Regional do Senac/RN, Marcelo Queiroz, essa iniciativa do Governo Federal possibilita que jovens e trabalhadores tenham acesso gratuito a um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, recebam uma bolsa-formação. "É uma forma de proporcionar a essas pessoas crescimento por meio da educação profissional e, além disso, fornecer mão de obra capacitada ao mercado de trabalho", disse.

Para o diretor regional do Senac/RN, Helder Cavalcanti, o Programa está em sintonia com as necessidades das empresas brasileiras, uma vez que 90% dos novos empregos no país são voltados a profissionais com nível médio. "Nós acreditamos na capacidade de transformação do Pronatec. Inclusive, somos a principal instituição executora no estado, com aproximadamente 17 mil matrículas neste ano, e já superamos a meta anual, que era de realizar 15 mil inscrições", explicou.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com parceria com governos estaduais, municípios, instituições da rede federal de ensino e do Sistema "S", essa iniciativa oferece qualificação gratuita a jovens e trabalhadores, que ainda recebem uma bolsa-formação.

No Rio Grande do Norte, neste ano, até 26 de setembro, mais de 40 mil pessoas se qualificaram por meio do Pronatec. Desse total, mais de 16,6 mil se matricularam no Senac, que é o principal ofertante do programa, no estado.

Outras informações sobre o Pronatec podem ser obtidas por meio do site www.pronatec.mec.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário